Mais um daqueles dias memoráveis que irão ficar para a nossa eternidade... o UTMF aconteceu...
No passado dia 18 de dezembro, foi lançado o desafio pela nossa loja e 19 amigos responderam ao convite com um enorme sim, mas acima de tudo com uma enorme vontade de superação.
O objectivo da organização era permitir que quem nunca fez uma corrida na distância ultra se juntasse a nós e embarcasse nesta viagem entre a serra e o mar, e sob o lema “ ninguém fica para trás”, percorrêssemos os 47Km entre a Mãe soberana (Loulé) e o marco geodésico do Cerro de São Miguel.
O dia começou cedo pois foi necessário articular toda a logística do transporte para que no final ninguém ficasse a pé, e a partir das 7h00 começaram a chegar os aventureiros aos locais previamente combinados.
“Estamos todos” pergunta o motorista, mas a ansiedade de quem vai enfrentar o desconhecido já se ouvia nos olhos brilhantes e um tímido “bora lá” soltou-se das bocas de um dos que seguia no meu carro.
A viagem até à partida foi curta mas a eternidade parava no estômago dos novatos…. Chegámos então.. já nos aguardavam os mais habituados a estas andanças e o arco íris de equipamentos começa a surgir no horizonte…
Começamos a juntar-nos e a ultimar os preparativos, mas falta sempre alguém e desta vez não foi excepção mas os sorrisos pagam tudo e as 8h20 depois da foto de grupo tirada lá fomos…. Rumo à aventura.
Poucos metros depois já o Filipe caía, conseguiu bater o record de queda mais rápida de sempre… mas sem ele não era a mesma coisa, uff não foi nada…. Aliás com ele, a dor é sempre passageira, a vontade de superação e resiliência é o seu nome do meio, Bora lá.
Km mais km, engano mais engano, chegamos à primeira base de abastecimento, no Sitio da Alfarrobeira. 3H – 16 Km não tá mau… estamos precisamente no tempo previsto. O cheiro das bifanas já pairava no ar e era preciso abastecer, estava ai a 1ª parede. Reabastecidos e hidratados começamos a subir para a Goldra. Qual Skyrunning,… é mesmo o UTMF em pleno Sotavento Algarvio… parecia um carreirinho colorido que pintava aquela inclinação…. Espectáculo…
Bora lá não nos podemos atrasar, mais uns cães à solta mais uns trilho e lá está … o Moinho das estrelas…. Que paisagem de cortar a respiração, o azul no horizonte mistura-se entre o céu e o mar e transporta-nos para bem longe daqui…
…. Mais uns km todos juntos lá estava mais uma surpresa, o Osvaldo da Algarviana Team tinha se juntado a Nádia e preparou-nos um abastecimento especial, bem ao sabor do Trail… As nossas amigas pretinhas a correrem pelas gargantas, fresquinhas como se quer…. Xi amigo… nem sabes o bem que nos fizeste.
Siga, o Guilhim já foi e Estoi já ali estava ao virar da esquina… 31 km… ahhhh as pernas começam a ceder… para alguns já chegava… mas lá estava a Nádia com mais um abastecimento, digno de uma prova de Trail…. Os mais experientes, sabiam que estava quase… mais esse quase ainda tinha muito suor que libertar. Mudamos de roupa, já levávamos 6h nas pernas e o dia está a cair a pique… procurámos agasalhos, roupa seca e Bora lá…. Infelizmente, ficou ali o amigo Pimenta por lesão…. Então lá fomos 18…. No dia 18..
Começavam-se então a libertar as mentes… pois o corpo já tinha cedido à muito, quando ultrapassamos o km 40, surge a decisão de alterar um pouco o percurso pois a noite caia e o ninguém tinha frontal…. Tínhamos de voltar aos 47 km, pois naquela altura já muitos falavam na barreira dos 50K… Admiro, orgulho-me de quem “QUER” a vontade é inexplicável e é uma arma incrível nas mãos de que decide…
“É melhor irmos por aqui, que é mais rápido e depois é só subir o Florival…. “ diziam o Bruno e Bento , o Zé e o Leonel… Vamos lá… fazemos um bocadinho de alcatrão e depois…depois… nem que se vá de gatas….
Ui amigo Florival… Aqui estás tu… Impávido, implacável… 1000m de puro prazer… VAMOSSSS!!!! Ouvia-se ao longe, empurrava-nos o corpo e a alma… já era de noite… mais por entre o breu… lá estava a luz… e as lágrimas…. As Lágrimas de quem confia, de quem se supera, de quem sofre mas no fim alcança… as LÁGRIMAS DE QUEM NO FIM DIZ - CONSEGUI!
Foi só o primeiro…..