1-Estimula o cérebro
Fazer trilhos com várias subidas e descidas faz com que o cérebro funcione de uma forma totalmente diferente, permitindo que se desligue do seu dia a dia e que se concentre no momento.
2-Melhora a condição física
Correr em trilhos pode ser melhor para a condição fisica em vez de correr em estrada. A resistência da corrida em subidas melhora a força, flexibilidade e equilíbrio do tornozelo. Ter que variar na passada para ultrapassar alguns obstáculos (raízes, pedras etc..) melhora a agilidade e a coordenação. Correr em encostas íngremes melhora a velocidade das pernas e condiciona os músculos contra.
3-Ótimo para a saúde mental
Correr ao ar livre pode ajudar no seu bem-estar mental e dar-lhe espaço livre. "Conectar a serotonina à sua musculatura. Fazer exercício ao ar livre melhora o humor e autoestima.
4-Melhora o equilíbrio
Pistas sinuosas, raízes e pedras exigem mais estabilidade do que correr em estradas. Para manter o equilíbrio, seu corpo envolve naturalmente seu núcleo e desperta uma pilha de músculos estabilizadores menores que raramente são usados quando está deitado. O resultado é um senso de equilíbrio refinado, melhor consciência corporal e abdominais mais fortes.
5-Sensação de estar numa mini aventura
O trail Running permite visitar zonas verdes, paisagens naturais de acesso difícil e escondidos com uma beleza rara, transportando-o para uma mini aventura.
6-Não fica entediado
Subir e descer as mesmas ruas dia após dia pode ser enfadonho. Com o trail running, pode experimentar diferentes paisagens, cheiros e terreno a cada quilômetro. Mesmo nos mesmos trilhos, as coisas parecem diferentes dependendo da temporada, da hora do dia e das condições climáticas. E, além das vistas fantásticas, nunca sabe que vida selvagem encontrará ao longo do caminho.
7-Vai-se reconectar com a natureza
Grande parte da população vive em áreas urbanas. A corrida em trilhos é uma excelente desculpa para escapar por uma hora ou mais, sem a necessidade de planear um acampamento ou um fim de semana fora.
8-Não é tão duro para o corpo quanto o alcatrão
Relva, lama e terra são mais gentis com seu corpo do que correr no asfalto. As superfícies macias são uma maneira suave de facilitar o seu corpo - há menos impacto sobre os ossos, e trilhos mais suaves também podem resultar em menos dor nas articulações e desgaste geral.
9-Sensação de realização
Segundo Andy Brooks as recompensas do trail running são maiores e melhores. “Independentemente do seu ritmo ou habilidade, lidar com colinas e condições difíceis de solo ou desafios de navegação faz com que você sinta que fez mais do que apenas correr de A para B. Você conquistou algo”, diz ele.
10-É divertido
O trail running ao contrário da corrida de estrada permite que liberte a criança que existe em si, respingue na lama e grite “yeeeee” com toda a força dos seus pulmões enquanto corre ladeira abaixo.